Dificuldades no EAD

Padrão
Que dificuldades o aluno pode encontrar num ambiente virtual on-line?

As dificuldades encontradas por alunos em ambientes on-line de aprendizagem podem ser divididas em três aspectos: afetivo, pedagógico e tecnológico. A ver:

AFETIVO

  • Interação entre alunos: aluno sente falta de compartilhar idéias com outros alunos. Sente-se só durante o curso a distância
  • Feedback do professor: aluno não obtém uma resposta do professor acerca de seu desempenho. Não adianta apenas relatórios automáticos e resultados de testes: é preciso haver interação, já que nessa modalidade o aluno tende a assumir um papel mais ativo do que em salas de aula presenciais.

PEDAGÓGICO

  • Falta de tempo: a má utilização do tempo e a organização da agenda diária acabam por interferir na frequência ao curso.
  • Falta de disciplina: sem a presença face-a-face, muitas vezes os alunos deixam de realizar as atividades propostas e acabam ficam defasados em relação ao conteúdo do curso.
  • Interferências externas: estudar em casa ou no trabalho pode colocar a concentração em risco, uma vez que são diversos os fatores que chamam nossa atenção nesses ambientes.
  • Curso difícil: não compreender o objetivo do curso ou não fazer parte de seu público-alvo pode gerar dificuldades no entendimento das disciplinas. A falta de contato com o professor é um agravante nesse caso.
  • Material ruim: um material didádico de má qualidade leva o aluno à desmotivação, já que suas expectativas deixam de ser alcançadas.

TECNOLÓGICO

  • Falta de recursos/recursos mal utilizados: a falta de uso ou o uso inadequado das TIC atrapalha o bom desempenho do aluno. O projeto pedagógico precisa delimitar o uso e justificar a estratégica pedagógica para cada ferramenta, caso contrário, o aluno sente-se perdido.
  • Familiarização com a internet: não estar familiarizado com os recursos da web pode fazer com que o aluno se sinta deslocado, tanto na utilização das TIC como na compreensão da linguagem utilizada on-line.
  • Não-adaptação ao AVA: não estar integrado à interface do AVA pode fazer com que o aluno não entenda como realizar as atividades propostas.
  • Falta de requisitos para o curso: falta de um pólo-presencial ou de requisitos básicos para rodar o AVA no computador (programas, banda larga, sistema operacional)

»

  1. Gostei bastante da maneira como as dificuldades do aluno online são apresentadas neste texto. Disponibilizo o link para meus alunos analisarem.
    Obrigada!

  2. Nunca estudei através de um ambiente virtual, porém, estou achando bastante interessante, visto que já tinha contato com pessoas que usam esse método para estudar. É, sem dúvida, um modo muito eficaz, na minha opinião, pois permite ao aluno realizar atividades extracurriculares, no entanto, reservando tempo para os estudos.
    No que se refere ao aspecto afetivo, creio que exerce uma profunda influência sobre o desenvolvimento intelectual, pois inclui sentimentos, interesses, desejos, tendências, valores e emoções em geral. Pelo que pude observar em minha primeira aula, todos pareciam estar bem dispostos com o início do curso e isso me deixou ainda mais animada.

  3. Olá, meu nome é Doney. Os três apectos deixam bem claro que é de nosso interesse. Entretanto, depende de cada um. Para ameninzar essas dificuldades, devemos programar e organizar o horário. Quanto ao aspecto tecnológico, o aluno deve providenciar e estar familiarizado com os recursos tecnológicos, caso contrário, será prejudicado. Enfim, que possamos trilhar etapas com sucesso.

  4. A dificuldade maior que eu tenho é sobre a internet banda larga que não tenho acesso e a maioria dos programas que não lembro as vezes de como operá-los. E receio que seja verdadeira as dificuldades que aparecem nesse ambiente virtual, mas eu quero vencer todos os obstáculos e não ter vergona de pedir ajuda.

  5. A dificuldade maior que eu tenho é sobre a internet banda larga que não tenho acesso e a maioria dos programas que não lembro as vezes de como operá-los. E receio que seja verdadeira as dificuldades que aparecem nesse ambiente virtual, mas eu quero vencer todos os obstáculos e não ter vergona de pedir ajuda.

  6. Muitas pessoas podem encontrar essas dificuldades, isso é verdade. Acredito eu que a principal atividade é a falta de tempo. Mas ainda bem que não estou tendo nenhum delas, pois estou lendo direito todo material.

Adoro comentários! Escreve, vai...

